terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Doce de Abóbora

Este ano deu-me para isto :)
O sogro tem horta e por acaso este ano, ou o ano passado, nem plantou abóboras mas elas como parece que são teimosas lá cresceram na horta e em bom número e tamanho. E como lhes achei piada e quiz experimentar fazer docinho lá trouxe uma para casa há uns tempos que virou doce, aliás dois tipos de doce - um que sobrevive e que ficou óptimo e outro que já foi pró cano pois estragou-se... Isto porque decidi fazer duas receitas diferentes e uma delas aparentemente não presta... ou eu não fiz bem qualquer coisa, sei lá...

Não satisfeita com o doce bom a acabar e com mais abóboras que viriam a apodrecer lá nos alentejos, trouxe mais uma para fazer mais doce, esta que tem tanto de boa como de sumarenta:D


Como eu gosto de seguir receitas JÁ EXPERIMENTADAS segue a minha versão da receita cedida gentilmente pela amiga Fátima e adaptada de forma de ir á MFP :)

Doce de Abóbora com laranja e canela

Ingredientes:
1,4kg de abóbora cortada em pedaços pequenos
0,5kg de açucar branco
0,5kg de açucar amarelo
Sumo de 1 laranja (usei 2 tangerinas)
4 paus de canela (só colocar 10m antes de terminar o tempo)
* Levar a abóbora a cozer em água, sufiente para tapar a abóbora.
* Depois da abóbora cozida escorrer e colocar a polpa na MFP.

* Juntar o sumo de laranja e os açucares.
* Ligar a MFP e colocar no programa de Doces e Compotas. Nota: O programa leva cerca de 1h20m mas eu sugiro que depois de terminado o programa liguem novamente mais 20m, isto porque achei que ainda não estava no ponto, mas se as vossas máquinas tiverem outro tempo é só uma questão de verificarem o ponto mexendo com uma colher de pau.
* Depois do programa terminado deixar arrefecer um pouco e colocar em frascos previamente lavados ou fervidos.
* Deixar arrefecer mais um pouco no frasco e depois tapar os frascos. Para o caso de querer guardar o doce assim masi que um mês :) devem virar os frascos ao contrário e deixar assim durante 1h ou 2h, vericando se não está a verter, no caso do frasco ficar mal fechado.
** Para o caso do doce ser para consumo imediato podem deixar arrefecer o doce com o frasco aberto e depois podem tapar com pelicula aderente antes de colocar o frasco. ajuda a criar uma espécie de vácuo.
*** Ora depois deste testamento se eu estiver errada nalguam coisa acusem-me! :)
Deixo foto do meu docinho já em frascos a arrefecer :)



Bom apetite e boas doçarias! :o)

3 comentários:

Dina Domingues disse...

eu gosto é da cor

by Deva disse...

Ora que rica receita e ainda mais tão pratica :)
Vou experimentar!

Dionaea disse...

Obrigado Deva.
E já voltei a fazer! :)